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Robótica Educacional
Estação Digital “ Santa Cruz”
Ciberespaço, Cibercultura, Espaço Virtual, Internet, Informação.


TURMAS: Crianças das Escolas de Ensino Fundamental
FAIXA ETÁRIA: 5 a 16 ANOS
PERÍODO DE EXECUÇÃO: Novembro e Dezembro de 2017. Continuação em 2018.

Tema
CONCURSO REDAÇÃO:
FOTOGRAFIAS DO FAMOSO FOTÓGRAFO GERALDO AMARILDO
INTERDISCIPLINARIDADES: Português, Arte, Geografia, História e Informática.
TRANSDISCIPLINARIDADES: Meio Ambiente, Ecologia ( PAISAGENS), Cultura, Lazer ,Turismo e Patrimônio Histórico.

Pedagoga Professora: Sandra Ferreira Gomes
Alunos: Das Escolas de Ensino Fundamental do Município de Dores do Indaiá-MG

CONTEÚDOS:
• Formação pessoal e social
• Ludicidade
• Tecnologia da Informação
• Inclusão digital
• Digitação curso básico
• Editor de texto
• Apreciação das Fotografias (pontos turísticos)
• Pesquisas on-line
• Produção de texto (redação)

HABILIDADE O ALUNO DEVERÁ:
• Desenvolver a habilidade de digitar textos;
• Reconhecer as teclas caps lock, backspace, enter, espaço e a tecla de ajuda (shift) através da digitação;
• Reconhecer no teclado as teclas que possuem regras de pontuação e acentuação;
• Através dos jogos desenvolverem a coordenação motora fina;
• Produzir Redações através de apreciação das fotos, das Artes;
• Se expressar através da fotografia.

ATIVIDADES PROPOSTAS
• Pesquisas na internet sobre fotografias;
• Formas e locais;
• Atividade na Estação Digital sobre Fotografias (Digitação e Formatação de texto relacionado ao tema);
• Confecção de Redações;
• Apresentação dos trabalhos;
• Trabalhos envolvendo valores como o respeito, amor, companheirismo e cidadania foram abordados na Estação.

RECURSOS DE ENSINO
• Computador e seus periféricos;
• Fotografias;
• Internet;
• Impressora;
• Caneta, borracha, lápis de escrever, lápis de cor, cola, pincel, tesoura, fita crepe, apontador de lápis, folhas A4, durex largo, durex colorido

PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Aula prática sobre fotografia
São ministradas duas aulas semanais nas turmas. O formato das aulas varia de modo a proporcionar diversidade de recursos facilitadores da aprendizagem e geradores de motivação. Dentre os procedimentos utilizados em sala de aula de INFORMÁTICA discutidos, destacam-se:
• Aulas expositivas dialogadas;
• Desenvolvimento de pequenos projetos individuais e em grupo;
• Observação e análise de figuras, charges e reproduções de obras de arte;
• Debates e discussões FOTOGRAFIAS;

DESENVOLVIMENTO (MOTIVAÇÃO)
Tem como motivação o micro, a internet: Jogos Educacionais que são bastante atrativos aos olhos da criança e adolescente.

DESENVOLVIMENTO (EXECUÇÃO)
Levar o aluno pra interagir com o computador e programas. Conseguir habilidades relacionadas com a Informática Educativa.

LEVANTAR QUESTIONAMENTOS COMO:

• Quais os sentimentos desperta ao apreciar fotografia
• A fotografia nos leva a lugares diferentes e desperta o interesse de conhecer um dia pessoalmente;
• Quais os tipos de sentimentos desperta ao apreciarmos fotos;
• Por que é importante fazer redação

AVALIAÇÃO
Conclui-se que foram bastante vantajosas as pesquisas via on-line. Conhecer belas fotos do fotógrafo Geraldo Amarildo, o lado das ARTES, uma boa apreciação, e o mais importante interdisciplinando os conteúdos.
Percebe que não é apenas o ato de fazer uma boa Redação, vai além DO FAZER, como sentir e colocar no papel o concreto e a realidade que nos cerca. As crianças, assim como adultos de um modo geral, têm muita dificuldade e uma forte rejeição em fazer redação e produção textual. Motivo de muitos insucessos do mesmo em concurso públicos, pois, a habilidade de interpretar fica um pouco esquecida durante o redigir, pois, colocar no papel exige sentimentos, força de expressão e um português expressivo, sendo o professor Motivador e incentivador.
Fui apenas orientadora, DESPERTANDO sentimentos ao apreciar as fotos, concluindo com sucesso as redações, porém, devido o curto prazo, data em que alunos já entraram de férias escolares e festividades. Como é um trabalho que exige muita atenção individual, não deu para alguns alunos terminarem a redações. Então, iremos continuar com as produções em fevereiro de 2018, segunda fase. Pois o Processo Educativo é Contínuo e exige mais tempo para alcançar mais aprendizados... projetos assim geralmente duram 2 meses...
Os alunos foram avaliados a cada aula de acordo com sua produtividade e envolvimento nas atividades desenvolvidas ao longo das aulas, para tal a assiduidade e pontualidade se fizeram primordiais. Avaliações escritas (textos, testes, pesquisas, digitações, entre outros) e orais (entrevistas, apresentações, diálogos, entre outros).

EDUCADOR

"Sabe-se que o Educador Social é o profissional que tem um olhar diferenciado ante as circunstâncias que lhe são apresentadas, é o profissional que tem sensibilidade social. Mas é nesse âmbito que precisamos ter clareza de que Educador Social e Família possuem papéis diferentes de um modo geral, embora os dois tenham como finalidade em comum o dever de contribuir na educação das crianças e adolescentes."

LEI DO DIREITO AUTORAL

Criada em 1998 para garantir os direitos e valorizar o trabalho de quem produz obras intelectuais (textos, livros, músicas, peças teatrais, imagens, entre outras)

Esse Plano de Prática foi Elaborado por minha pessoa, Sandra Ferreira Gomes, Podendo ser compartilhado e utilizado, porém, mantendo a Fonte originária e divulgando o nome do autor.


Fotos: Sandra Ferreira Gomes

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