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PROJETO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO DIGITAL CYBERBULLYING
 
Robótica Educacional
Estação Digital “ Santa Cruz”
Ciberespaço, Cibercultura, Espaço Virtual, Internet, Informação.
 
Trabalho sobre cyberbullyingTURMAS: Crianças das Escolas de Ensino Fundamental
FAIXA ETÁRIA: 10 a 16 ANOS
PERÍODO DE EXECUÇÃO: Maio, Junho e Julho de 2017.
DATA DA ENTREGA: Primeira semana de julho
 
OBJETIVO GERAL:
Prevenir, evitar,reduzir a questão do Cyberbullying.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Evitar qualquer tipo de agressão física ou moral entre pares (como colegas) que ocorre repetidas vezes na escola. Evitar que o aluno seja vítima de agressão física e verbal; Agir preventivamente contra o bullying.
 
JUSTIFICATIVA:
O bullying é um problema a ser enfrentado, que está inserido nas formas de atitudes agressivas, intencionais e repetida, ocorrendo sem ou com motivação banal, adotada por um ou mais estudantes contra outro(s), causando os mais variados tipos de sentimentos desagradáveis ao ser humano como: dor, angústia, medo, entre outros. São atitudes executadas dentro de uma relação desigual de poder e resistência, portanto, os atos repetidos entre iguais e o desequilíbrio de poder são as características essenciais que tornam possível a intimidação da vítima. As vítimas de intimidação e chantagem recorrente do bullying ocorrem normalmente em alunos sem defesas, incapazes de motivar responsáveis e professores para agirem em sua defesa. Trata-se de um problema que afeta as nossas escolas e comunidades, estando inserido em vários setores da nossa sociedade
 
ATIVIDADES PROPOSTAS:
  • Pesquisas na internet sobre o bullying;
  • Formas e locais onde o bullying acontece;
  • Atividade na Estação Digital sobre Cyberbullying (Digitação e Formatação de texto relacionado ao tema);
  • Apresentação dos trabalhos;
  • Trabalhos envolvendo valores como o respeito, amor, companheirismo e cidadania foram abordados na Estação.

RECURSOS DE ENSINO:

  • Computador e seus periféricos;

  •  Internet;

  •  Impressora;

  • Cartolina, caneta, borracha, lápis de escrever, lápis de cor, cola, pincel, tesoura, fita crepe, apontador de lápis, folhas A4, durex largo, durex colorido.

AVALIAÇÃO:
Projeto realizado pelo aluno, pois, é intenção de levar o educando a ser construtor do próprio conhecimento, no qual fui apenas orientadora. Alcançando objetivos propostos com um grande sucesso, pois, todos compreenderam e perceberam que bullying é uma grande ameaça de violência física e verbal no mundo real e virtual, ato criminoso e possui penas cabíveis para cada tipo de ameaça. Assuntos como racismo e forma física de cada ser humano foram abordados na Estação Digital, com intuito de respeitar as diferenças.
 
Estação Cultura Social e Inclusão Digital de Dores do Indaiá

"Sabe-se que o Educador Social é o profissional que tem um olhar diferenciado ante as circunstâncias que lhe são apresentadas, é o profissional que tem sensibilidade social. Mas é nesse âmbito que precisamos ter clareza de que Educador Social e Família possuem papéis diferentes de um modo geral, embora os dois tenham como finalidade em comum o dever de contribuir na educação das crianças e adolescentes."
 
Sandra Ferreira Gomes
Gestora Social
Dores do Indaiá/MG
 
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