In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player
0
0
0
s2sdefault

13ª Oficina para Inclusão Digital

 

         Sandra Ferreira foi uma das indicadas pela Fundação Banco do Brasil para participar da 11ª Oficina de Inclusão Digital e Participação Social em Porto Alegre/RS, entre 27 e 29 de novembro/2012 para representar Minas Gerais, e conseqüentemente Dores do Indaiá/MG no evento que teve somente duas representações por estado na categoria Educador, juntamente com representantes de outras estações digitais do país, Sandra ajudou a construir redes e pontes de inclusão digital em todo país, debateu políticas públicas de inclusão digital, diz que para conseguir alcançar os objetivos propostos é imprescindível ter um bom Plano de Ação em execução, onde o Educador Social precisa exercer suas atividades diárias com muita dedicação, criatividade e renovação, apresentar esse Plano para entidades e autoridades locais para busca de apoio.  Desse debate resultou em uma carta direcionada a Presidenta da República Dilma Rousseff. 

         A Oficina organizada historicamente por Entidades da Sociedade Civil em parceria com o Governo Federal, a cada ano em uma região diferente do país, um evento com convidados internacionais expondo experiências de outros países da América Latina sobre a temática do evento. Encontro com ativistas de iniciativas de inclusão digital; gestores públicos e privados, autoridades e legisladores; representantes da sociedade civil (ONGs, entidades e associações); professores da rede pública de ensino e estudantes.

          Uma das oficinas discutiu mobilidade, inclusão digital, cidadania, o uso de ferramentas tecnológicas que potencializam a participação social. Os participantes, em grande maioria professores da rede pública e outros profissionais da educação, vindos de vários lugares do Brasil, compartilharam experiências sobre o uso das Tecnologias na ESCOLA e levantaram uma série de críticas sobre como as políticas públicas de inclusão digital tem sido implementadas e debateram um PLANEJAMENTO ESTRUTURAL E PEDAGÓGICO, reivindicando a formação dos professores e profissionais do T.I para a manutenção dos equipamentos.

          Em 2013, devido o grande empenho dos trabalhos desenvolvidos e comprovados da professora Sandra Ferreira, a Organização da 12ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social a convidou novamente para participar desse grande evento que aconteceu nos dias 11 a 13 de dezembro no Hotel Nacional em Brasília/DF, um encontro de atores da Inclusão Digital e Participação Social do país. Sendo uma iniciativa de oito entidades da sociedade civil que promovem a Inclusão Digital, a Participação Social e o Software Livre. A democratização da produção de conteúdo foi um dos temas tratados na 12ª OID, como atividades práticas e construção de um estúdio de Web TV que cabe dentro de uma mochila, a criar uma rádio livre na web, debates e qualificações sobre temas como cinema digital, reciclagem de lixo eletrônico, domínio de softwares livres e também propostas desafiadoras como a inserção da robótica na educação, não como uma matéria isolada, mas como uma prática pedagógica para que o professor consiga desenvolver novas habilidades nos alunos, como resolver alguns problemas, e dificuldade de leitura".

Agora, em 2016 a 13ª Oficina de Inclusão Digital e Participação Social será em Fortaleza/Ceará, a proposta elaborada pela Sandra Ferreira foi aceita pela comissão de avaliação e se comprometendo com as atribuições de fazer relatório da participação e prestar contas do subsídio recebido pelo governo federal sob forma de tickts, nota fiscal ou assinatura de documento, a emissão do certificado de participação estará condicionado ao cumprimento desse termo. Foram selecionados 20 TELECENTRISTAS na região Sudeste do País, Sandra estará representando os Telecentros do Banco do Brasil de Minas Gerais. O Programa de Inclusão Digital vem contribuindo bastante com doações de computadores para as escolas municipais de Dores do Indaiá/MG.

 

Maiores informações no link:  http://oid.org.br/

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar