Prezado (a)!
O Canal Estação Digital de Dores do Indaiá vem a dar conhecimento à população o Anexo edição do “Páginas Cidadãs”. Este que é um Boletim Informativo de Assistência Social produzido pelo Instituto dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora. O boletim tem a finalidade de levar conhecimento às entidades do terceiro setor e aos usuários da política pública de assistência social.
Nesta edição nossa matéria especial é uma entrevista com a Profa. Eleonora Schettini Martins Cunha que é Professora aposentada do Departamento de Ciência Política da UFMG. Ela destaca a importância do controle social na gestão das políticas públicas e fala também da crise democrática que estamos atravessando.
· Nota pela revogação da lei 13.714/2018.
· Carta de apoio às entidades filantrópicas.
· Setembro Amarelo.
· Eleições 2018 e o voto inteligente.
· Atividades da Estação Cultura Social.
· Lei 13.714/2018.
(CLIQUE NA IMAGEM AO LADO PARA FAZER O DOWNLOAD DA REVISTA EM PDF)
Boa leitura!
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A Entidade Estação Cultura Social e Inclusão Digital de Dores do Indaiá é uma entidade privada sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover inclusão digital e internet gratuita para a comunidade, prestar serviços e atendimentos gratuitos na área social, educacional, cultural, saúde, ambiental, beneficente e profissionalizante a qualquer pessoa, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade, credo e religião, cujos associados são alunos/estudantes de escolas públicas municipais, privadas e estaduais, maiores e capazes e os menores desde que representados pelos pais, professores de um modo geral, representante de igreja, representante de centros de assistência social e pessoas da comunidade em geral.
Conforme artigo 2º de seu Estatuto social (Projeto Estação Digital) que objetiva dinamizar a participação comunitária e a informação para ações políticas, fortalecendo a comunicação com governos locais em agilizando trâmites burocráticos apresenta o Boletim Informativo.
Boa Leitura!
Sandra Ferreira Gomes
Robótica Educacional
Estação Digital “ Santa Cruz”
Ciberespaço, Cibercultura, Espaço Virtual, Internet, Informação.
TURMAS: Crianças das Escolas de Ensino Fundamental
FAIXA ETÁRIA: 5 a 16 ANOS
PERÍODO DE EXECUÇÃO: Novembro e Dezembro de 2017. Continuação em 2018.
Tema
CONCURSO REDAÇÃO:
FOTOGRAFIAS DO FAMOSO FOTÓGRAFO GERALDO AMARILDO
INTERDISCIPLINARIDADES: Português, Arte, Geografia, História e Informática.
TRANSDISCIPLINARIDADES: Meio Ambiente, Ecologia ( PAISAGENS), Cultura, Lazer ,Turismo e Patrimônio Histórico.
Pedagoga Professora: Sandra Ferreira Gomes
Alunos: Das Escolas de Ensino Fundamental do Município de Dores do Indaiá-MG
CONTEÚDOS:
• Formação pessoal e social
• Ludicidade
• Tecnologia da Informação
• Inclusão digital
• Digitação curso básico
• Editor de texto
• Apreciação das Fotografias (pontos turísticos)
• Pesquisas on-line
• Produção de texto (redação)
HABILIDADE O ALUNO DEVERÁ:
• Desenvolver a habilidade de digitar textos;
• Reconhecer as teclas caps lock, backspace, enter, espaço e a tecla de ajuda (shift) através da digitação;
• Reconhecer no teclado as teclas que possuem regras de pontuação e acentuação;
• Através dos jogos desenvolverem a coordenação motora fina;
• Produzir Redações através de apreciação das fotos, das Artes;
• Se expressar através da fotografia.
ATIVIDADES PROPOSTAS
• Pesquisas na internet sobre fotografias;
• Formas e locais;
• Atividade na Estação Digital sobre Fotografias (Digitação e Formatação de texto relacionado ao tema);
• Confecção de Redações;
• Apresentação dos trabalhos;
• Trabalhos envolvendo valores como o respeito, amor, companheirismo e cidadania foram abordados na Estação.
RECURSOS DE ENSINO
• Computador e seus periféricos;
• Fotografias;
• Internet;
• Impressora;
• Caneta, borracha, lápis de escrever, lápis de cor, cola, pincel, tesoura, fita crepe, apontador de lápis, folhas A4, durex largo, durex colorido
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Aula prática sobre fotografia
São ministradas duas aulas semanais nas turmas. O formato das aulas varia de modo a proporcionar diversidade de recursos facilitadores da aprendizagem e geradores de motivação. Dentre os procedimentos utilizados em sala de aula de INFORMÁTICA discutidos, destacam-se:
• Aulas expositivas dialogadas;
• Desenvolvimento de pequenos projetos individuais e em grupo;
• Observação e análise de figuras, charges e reproduções de obras de arte;
• Debates e discussões FOTOGRAFIAS;
DESENVOLVIMENTO (MOTIVAÇÃO)
Tem como motivação o micro, a internet: Jogos Educacionais que são bastante atrativos aos olhos da criança e adolescente.
DESENVOLVIMENTO (EXECUÇÃO)
Levar o aluno pra interagir com o computador e programas. Conseguir habilidades relacionadas com a Informática Educativa.
LEVANTAR QUESTIONAMENTOS COMO:
• Quais os sentimentos desperta ao apreciar fotografia
• A fotografia nos leva a lugares diferentes e desperta o interesse de conhecer um dia pessoalmente;
• Quais os tipos de sentimentos desperta ao apreciarmos fotos;
• Por que é importante fazer redação
AVALIAÇÃO
Conclui-se que foram bastante vantajosas as pesquisas via on-line. Conhecer belas fotos do fotógrafo Geraldo Amarildo, o lado das ARTES, uma boa apreciação, e o mais importante interdisciplinando os conteúdos.
Percebe que não é apenas o ato de fazer uma boa Redação, vai além DO FAZER, como sentir e colocar no papel o concreto e a realidade que nos cerca. As crianças, assim como adultos de um modo geral, têm muita dificuldade e uma forte rejeição em fazer redação e produção textual. Motivo de muitos insucessos do mesmo em concurso públicos, pois, a habilidade de interpretar fica um pouco esquecida durante o redigir, pois, colocar no papel exige sentimentos, força de expressão e um português expressivo, sendo o professor Motivador e incentivador.
Fui apenas orientadora, DESPERTANDO sentimentos ao apreciar as fotos, concluindo com sucesso as redações, porém, devido o curto prazo, data em que alunos já entraram de férias escolares e festividades. Como é um trabalho que exige muita atenção individual, não deu para alguns alunos terminarem a redações. Então, iremos continuar com as produções em fevereiro de 2018, segunda fase. Pois o Processo Educativo é Contínuo e exige mais tempo para alcançar mais aprendizados... projetos assim geralmente duram 2 meses...
Os alunos foram avaliados a cada aula de acordo com sua produtividade e envolvimento nas atividades desenvolvidas ao longo das aulas, para tal a assiduidade e pontualidade se fizeram primordiais. Avaliações escritas (textos, testes, pesquisas, digitações, entre outros) e orais (entrevistas, apresentações, diálogos, entre outros).
EDUCADOR
"Sabe-se que o Educador Social é o profissional que tem um olhar diferenciado ante as circunstâncias que lhe são apresentadas, é o profissional que tem sensibilidade social. Mas é nesse âmbito que precisamos ter clareza de que Educador Social e Família possuem papéis diferentes de um modo geral, embora os dois tenham como finalidade em comum o dever de contribuir na educação das crianças e adolescentes."
LEI DO DIREITO AUTORAL
Criada em 1998 para garantir os direitos e valorizar o trabalho de quem produz obras intelectuais (textos, livros, músicas, peças teatrais, imagens, entre outras)
Esse Plano de Prática foi Elaborado por minha pessoa, Sandra Ferreira Gomes, Podendo ser compartilhado e utilizado, porém, mantendo a Fonte originária e divulgando o nome do autor.
Fotos: Sandra Ferreira Gomes
No dia 3 de dezembro de 2017 a Estação Digital Santa Cruz realizou um Jantar (galinhada com tutu, refrigerantes) em Prol da Confraternização Final de Ano e Aniversário de 3 anos da Estação Digital Santa Cruz. Uma Mobilização solidária e produtiva para a Transformação da Juventude e Tecnologia Social.
Mesmo com a chuva abençoada, compareceram bastante pessoas e faltou muita gente que provavelmente devido a mesma os impediram de participar desse grande evento! Contamos com a participação com lindas apresentaçõe espetaculares de Mágicas com o pai do Ruan (aluno).
Logo em seguida foi servida uma deliciosa galinhada com Tuto... A Estação Digital Santa Cruz agradece a Suelem Dias e Geovane Modas pela disponibilidade em cozinhar para todos, estava um sonho, ficou uma delícia... quem não foi perdeu! Hummm!!!
Esteve presente no evento o o Aniversariante Vereador Osanan Veloso juntamente com a sua namorada nos prestigiando, que colaborou com os refrigerantes demonstrando apoio. Nossos Parabéns, que Jesus acompanhe sempre seus passos, te dando muita saúde, paz e realizações junto as pessoas que ama! Felicidades!)
( Aos Avós da aluna Maria Clara, exemplo de casal, admiráveis como pessoas e amados por todos do bairro!
É com muito Orgulho que a Estação Digital agradece a presença e a contribuição de todos!
Desejamos a todos um 2018 com Paz, Alegrias para as Famílias cheio de Surpresas agradáveis!
AGRADECEMOS AOS JOVENS IURY ALVES E DANIEL RODRIGUES, GRUPO FOFÃO PELA LINDA APRESENTAÇÃO,
(CLIQUE NA IMAGEM AO LADO PARA FAZER O DOWNLOAD DA REVISTA EM PDF)
Prezado Senhores,
Bom dia!
O Ministério Público do Trabalho através da COORDINFANCIA ( COORDENADORIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL) está promovendo curso de capacitação com temas relacionados ao trabalho infantil especificamente para Conselheiros Tutelares.
Trata-se de uma iniciativa nacional. O curso é composto de 20 vídeos com duração de sete minutos cada, tem informações e depoimentos de diversos órgãos públicos e da sociedade civil que atuam na rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente, tais como procuradores do MPT, promotores de justiça, representantes do FNPETI, da OIT, de Conselhos Tutelares, CRAS, CREAS, professores, bem como ainda artistas.
O objetivo do curso é disseminar conceitos, sensibilizar e conscientizar os participantes para a importância do tema e do combate ao trabalho infantil.